A UTI Neonatal do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, foi reformada com investimentos da Prefeitura de Taubaté, por meio de recursos parlamentares e recursos próprios. A finalização das obras está prevista para este mês de novembro, período em que acontece a campanha Novembro Roxo, dedicada à sensibilização sobre a prematuridade.
A obra teve como objetivo melhorar as condições de atendimento para bebês prematuros e seus familiares. O projeto envolveu a ampliação da estrutura da UTI Neonatal, além da criação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCO).
A UCINCO é uma unidade especializada, com capacidade para até 10 leitos, dedicada a recém-nascidos que necessitam de cuidados intermediários. A iniciativa dobrou o número de leitos dedicados a esses cuidados. A ampliação da UTI Neonatal trouxe benefícios, com a revitalização da unidade e a vinculação com a UCINCO, sendo agora proporcionado dois espaços amplos: um para o cuidado intensivo e outro para baixa complexidade, ambos com capacidade para 10 leitos. Essa divisão permite um atendimento mais adequado às diferentes necessidades de bebês prematuros, garantindo mais eficiência e qualidade no acompanhamento médico.
A revitalização da UTI Neonatal e a construção da UCINCO resultaram em uma estrutura mais moderna e bem equipada, garantindo um atendimento de alta qualidade para o tratamento de prematuros, proporcionando um ambiente mais seguro e confortável para os recém-nascidos e suas famílias.
O Brasil ocupa o 10º lugar no ranking mundial de nascimentos prematuros, com cerca de 340 mil bebês nascendo antes do tempo previsto a cada ano — uma média de 931 por dia, ou aproximadamente seis prematuros a cada dez minutos.
Uma gestação completa tem uma duração entre 37 e 42 semanas. A prematuridade ocorre quando o bebê nasce antes de alcançar o tempo necessário para seu completo desenvolvimento no útero. As causas para o nascimento prematuro são diversas e podem envolver fatores de saúde da mãe, como infecções, hipertensão, diabetes gestacional, além de hábitos prejudiciais como tabagismo, consumo de álcool e estresse. Além disso, a prematuridade pode ser provocada por condições como gestação múltipla, histórico de nascimentos prematuros, complicações com a placenta, como placenta prévia ou descolamento prematuro, e infecções urinárias ou vaginais. A idade materna também é um fator de risco, com gestantes muito jovens ou acima de 35 anos apresentando maior chance de complicações. Fatores ambientais, como falta de acesso a um pré-natal adequado, estresse crônico e exposição a poluentes, também são associados ao aumento dos partos prematuros.
Bebês prematuros enfrentam uma série de desafios de saúde, que variam de acordo com o grau de prematuridade. Os bebês extremamente prematuros, nascidos antes de 28 semanas, enfrentam maiores riscos de complicações respiratórias, cardíacas, neurológicas e de desenvolvimento. Mesmo os bebês nascidos nas próximas 37 semanas podem precisar de cuidados intensivos, como suporte respiratório e alimentação especial, além de acompanhamento contínuo para monitorar possíveis dificuldades de crescimento e aprendizado.
Ações da campanha Novembro Roxo
Além das melhorias na infraestrutura, o HMUT realiza, neste mês, diversas ações para promover a campanha Novembro Roxo. O hospital preparou um mural informativo com fotos de bebês prematuros e suas famílias, além de mensagens de apoio. Também foi montado um “cantinho de fotos”, onde pacientes e funcionários podem registrar momentos em alusão à causa. Todos os bebês nascidos ao longo de novembro recebem toucas roxas, com o objetivo de reforçar a conscientização sobre a prematuridade. Para os familiares de prematuros internados na UTI Neonatal, foram entregues chaveiros personalizados com fotos dos bebês, suspiros com a mensagem “A cada suspiro, uma vitória”, uma cartinha para as mães de prematuros e um folder explicativo sobre a causa.
Essas ações visam não apenas conscientizar sobre os desafios da prematuridade, mas também oferecer suporte emocional às famílias, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e esclarecedor no cuidado aos bebês prematuros.
Sobre o Hospital Municipal Universitário de Taubaté
O HMUT é um hospital de referência em alta e média complexidade, que atende 39 municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba.
Além dos atendimentos emergenciais nos Prontos-socorros Infantil, de Ginecologia e Obstetrícia, a unidade oferta à população atendimentos em diversas especialidades de saúde, englobando as áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e urologia.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
vivisoaresbucci@hotmail.com