A Bunge, líder global em agronegócio, alimentos e ingredientes, está expandindo o programa Soya Recicla, uma das maiores iniciativas de logística reversa de óleos e gorduras vegetais residuais do país. Desde 2006, o programa já destinou para reciclagem mais de 16 milhões de litros de óleo de cozinha usado, sendo 2,3 milhões de litros apenas no ano passado. A coleta dos resíduos agora também é realizada em parceria com 45 lojas das redes Pão de Açúcar e Extra no Rio de Janeiro; em 20 lojas da Bistek Supermercados, em Santa Catarina; e em todas as lojas do Rossi Supermercados, em São Paulo. São 83 novos pontos de coleta, somados aos mais de 4 mil pontos já existentes em todo país.
Além das lojas e supermercados parceiros, a coleta dos resíduos destinados à reciclagem pelo Soya Recicla é feita em outros espaços de grande circulação de pessoas, como parques, associações, UBS, entre outros. Os endereços de todos os pontos de coleta podem ser consultados no site do programa.
Como parte fundamental da cadeia global de alimentos, a Bunge reconhece a importância de gerar um impacto ambiental e social positivo em todos os lugares onde opera, impulsionando práticas sustentáveis junto a seus parceiros, clientes e consumidores. Atuando com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado, evitando o descarte incorreto na rede de água, esgoto ou no lixo comum, Soya Recicla faz parte das diversas ações de sustentabilidade da Bunge. Todo óleo coletado pelo programa é encaminhado para reciclagem e será transformado em produtos mais sustentáveis, como sabão em barra ecológico, biocombustível, combustível de fonte limpa e renovável.
Visando a conscientização da população sobre a importância da reciclagem do óleo usado, o programa Soya Recicla também instala Pontos de Entregas Voluntárias em diversas instituições de ensino e atua em projetos próprios e setoriais realizados em escolas selecionadas para impulsionar a mudança hábitos e a mentalidade das crianças e adolescentes em prol do meio ambiente, compartilhando conhecimento sobre o descarte correto de óleo vegetal usado e incentivando a reciclagem. Os professores e equipes pedagógicas também recebem formação em sustentabilidade, e as ações culturais e socioambientais promovidas contam com o envolvimento de toda a comunidade escolar.
O público interessado em saber mais a respeito da iniciativa e sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado pode acessar o site de Soya Recicla ou entrar em contato via Whatsapp: 11 99324-2957.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JESSIE ELLEN COSTA NEVES
jessie.costa@inpresspni.com.br