Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre homens no Brasil. Anualmente, a doença registra cerca de 65 mil novos casos no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com a campanha Novembro Azul, a sociedade é chamada a discutir abertamente a saúde masculina e a importância da detecção precoce dessa doença, que, se diagnosticada a tempo, tem altas chances de cura.
Os números comprovam a urgência em promover exames regulares, especialmente para homens a partir dos 50 anos, ou 45 anos para aqueles com histórico familiar. A pesquisa e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar a eficácia do tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Além do rastreamento, a prevenção pode ser uma aliada poderosa. Estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, pode contribuir significativamente para a redução do risco de desenvolvimento do câncer. Estudos demonstram que a atividade física regular não apenas fortalece o sistema imunológico, mas também ajuda a manter um peso saudável, fator que está diretamente relacionado à diminuição da incidência de várias doenças, incluindo o câncer.
Profissionais de saúde destacam a importância de integrar a atividade física à rotina diária. Caminhadas, corridas, musculação e até atividades de lazer como esportes coletivos são opções que não apenas promovem a saúde física, mas também são benéficas para a saúde mental, combatendo a ansiedade e a depressão, problemas comuns entre os homens que enfrentam a adversidade de um diagnóstico de câncer.
De acordo com o oncologista Jefferson Medeiros, uma rotina saudável é essencial na prevenção do câncer de próstata e outras doenças crônicas. “Praticar atividade física regular ajuda a controlar o peso, reduzir o estresse e melhorar a imunidade. Além disso, uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e antioxidantes como o licopeno presente no tomate, é comprovadamente eficaz no combate à doença. Reduzir o consumo de gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados também contribui para diminuir os fatores de risco”, reforça.
Para Bianca Souza, coordenadora técnica da rede Selfit Academias, a atividade física desempenha um papel fundamental na prevenção de diversas doenças, principalmente para os homens 40+. “Vejo diariamente os benefícios que a prática regular de exercícios traz para a saúde do aluno. A atividade física fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea e ajuda a controlar o peso corporal, fatores cruciais na redução do risco de doenças crônicas. Além disso, a prática regular de exercícios estimula a liberação de endorfinas, contribuindo para o bem-estar mental e emocional”, destaca.
Ainda segundo a profissional, investir em uma rotina de atividades físicas não só promove uma vida mais saudável, mas também é uma estratégia eficaz para combater o sedentarismo. “O sedentarismo está associado ao aumento da incidência de diversas condições de saúde. Portanto, incentivar a prática de exercícios é uma missão essencial para todos nós que nos preocupamos com a saúde e o bem-estar da população”, finaliza a coordenadora técnica da rede Selfit.
Sobre a Selfit Academias:
Em 2012, os fundadores inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias – uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 144 unidades – entre próprias (114) e franquias (30). O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos.
Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários. No segundo semestre de 2024, a Selfit conquistou o selo Great Place to Work, chancela também conhecida como GPTW. A certificação, considerada uma das principais referências mundiais em cultura organizacional, oferece a possibilidade de os colaboradores das empresas avaliarem a companhia por meio de pesquisas de diagnóstico.
Mais informações: www.selfitacademias.com.br
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Samantha di Khali Comunica
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