A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, aproveita o Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, para informar que mais de 96% de seus colaboradores estão engajados em projetos sociais. A companhia realiza diversas ações voltadas para apoiar comunidades, cuidar do meio ambiente e desenvolver jovens para o mercado de trabalho, com destaque para o programa de voluntariado interno o Gente que Transforma. Este programa atua em duas frentes: a Frente de Jovens e o Movimento do Bem, realizando ações que impactam a vida daqueles que mais precisam.
A Frente de Jovens foca no desenvolvimento de jovens e adolescentes, realizando programas educacionais em escolas públicas por todo o Brasil. Já o Movimento do Bem abrange uma série de iniciativas que buscam transformar vidas, impactar o meio ambiente e beneficiar comunidades, incluindo a doação de lacres e tampas, coleta de sangue, arrecadação de agasalhos, campanhas de Natal e ações voltadas para a segurança alimentar.
Com a inovação como um dos pilares estratégicos, a Cibra é a única do agro no Brasil a operar no modelo WFA – Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo. Entretanto, ao longo do ano, a empresa promove reuniões presenciais, nas quais aproveita para realizar ações sociais, integradas ao programa Gente que Transforma.
No primeiro semestre de 2024, a Cibra doou 10 toneladas de alimentos, impactando 8.054 pessoas, em 31 regiões do país. Em 2023, a empresa doou mais de 30 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 9 mil pessoas e 38 instituições.
“Na Cibra, temos a responsabilidade social e ambiental como valor. Faz parte do Nosso Jeito de Ser promover ações que resultem na construção de uma sociedade melhor e que impactem positivamente o planeta. Tenho muito orgulho de tudo o que já realizamos, e acredito que podemos transformar ainda mais vidas”, enfatiza Santiago Franco, CEO da Cibra.
Semana do Voluntariado
Durante a Semana do Voluntariado da Cibra, que ocorre de 26 a 30 de agosto, a empresa promove e participa de ações em São Paulo (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).
A área de Comunicação, Marketing e Produtos, composta por mais de 25 colaboradores, realiza ação social na Instituição Semente Esperança, em Campinas (SP), em 27/8. A entidade é dedicada a melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa pretende beneficiar diretamente 180 crianças e adolescentes, além de 30 mulheres, por meio de atividades educativas. As ações incluirão oficinas de contação de histórias infantis, palestra sobre os impactos das redes sociais e atividade de consciência ambiental, para apresentar o conceito de sustentabilidade aos adolescentes e mulheres.
Na capital paulista, a Instituição Monte Azul será a beneficiada. Em 28/8, das 10h às 15h, colaboradores da Cibra se juntam a um mutirão de voluntários para pintura do muro externo, manutenção da calçada e plantação de pequenos canteiros.
Os colaboradores residentes em Curitiba (PR) e região participarão de atividade de socialização com idosos, em 29/8, das 14h às 16h, no Lar Esperança, instituição de assistência social para longa permanência.
Em 30/08, das 15h às 19h, os funcionários que moram no Rio de Janeiro (RJ) serão voluntários em ação do Refettorio Gastromotiva, restaurante-escola comunitário, que trabalha na promoção da educação e no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
Trilha Agrotech
Outro projeto relevante é a parceria firmada há cinco anos com a Junior Achievement, uma das maiores organizações sociais globais dedicadas ao desenvolvimento de jovens. O programa, que utiliza a metodologia “aprender-fazendo”, formou mais de mil jovens em 2023, com mais de 2 mil certificações na Trilha Agrotech. No projeto, os colaboradores da Cibra são treinados com os padrões da ONG e vão até escolas públicas, onde ministram aulas sobre mercado de trabalho, sustentabilidade e gestão de projetos no segmento.
“Quando nossos colaboradores se envolvem em ações voluntárias, a experiência é mutuamente enriquecedora: tanto os beneficiados quanto os funcionários ganham com a interação. A participação traz satisfação pessoal e aumenta a produtividade. Assim, cria-se um ciclo positivo: o orgulho de trabalhar na Cibra cresce, impulsionado pelo impacto social que geramos. Acreditamos que, juntos, temos o poder de transformar o mundo, e nosso papel é criar oportunidades para os nossos colaboradores fazerem a diferença”, afirma Osvaldo Pessan, gerente de ESG da Cibra.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUZI MAYUMI CORREA
suzi.correa@grupoprinter.com.br