Ação, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, será realizada neste sábado (21), às 8h30, no trecho da avenida localizado no bairro Adelino Simioni. A construtora será responsável pela manutenção das novas árvores durante três anos. Entre as espécies selecionadas para o plantio estão jabuticabeiras e ipês-roxos
Ribeirão Preto (SP), 19 de setembro de 2024 – Uma área de 360 m², localizada na Avenida Eduardo Andréia Matarazzo (Via Norte), em Ribeirão Preto, receberá, neste sábado (21/9), Dia da Árvore, o plantio de 60 mudas de espécies nativas. A ação é coordenada pela Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). O plantio terá início às 8h30, no trecho entre os números 365 e 880, do bairro Adelino Simioni. Entre as espécies que serão plantadas estão jabuticabeiras, ipês-roxos, ingás, mutambos, palmito pupunha, aracatim e açoita-cavalo.
Silvana Maria Franco Margatho, chefe da Divisão de Áreas Verdes da SMMA, explica que o plantio de mudas tem como objetivo melhorar a arborização do local, reduzir o descarte irregular de lixo e recuperar o solo degradado pela deposição de materiais tóxicos. Durante três anos, a Vitta Residencial será responsável pela manutenção da área plantada, cuidando da rega, poda e realizando novos plantios, caso necessário.
De acordo com o Inventário de Arborização Viária e a Plataforma UrbVerde, em dados obtidos em 2021 e 2022, Ribeirão Preto possui cobertura vegetal de aproximadamente 15% da área urbanizada, contra 40% necessários para alcançar reequilíbrio no balanço energético e térmico das cidades. “O patrimônio vegetal que temos deve ser protegido, cuidado e ampliado porque considerando as altas temperaturas de superfície muito impermeabilizada e do ar, em muitos dias do ano, é muito provável que, em Ribeirão Preto, a cobertura vegetal tenha que ser superior a 40%”, pontua Silvana Margatho. Ela destaca que, em breve, o Plano Estratégico do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana (Pesavau) irá atualizar o índice de áreas verdes por habitante.
Para a chefe da Divisão de Áreas Verdes da SMMA, a parceria da administração pública com a iniciativa privada – como a Vitta -, potencializa a participação da sociedade nos cuidados com a floresta urbana da cidade. Somente na Via Norte, a construtora possui três empreendimentos: Parque dos Lírios e Vitta Manacás (entregues) e Vitta Flores (em obra).
“Nosso compromisso com o meio ambiente vai além dos nossos projetos, que já são desenvolvidos com rigorosos critérios de sustentabilidade. Faz parte da nossa missão estar presente nas comunidades onde atuamos, promovendo um impacto positivo tanto no ambiente quanto na vida das pessoas. Com ações como essa, fortalecemos o ecossistema natural e, consequentemente, o social”, destaca o gerente de vendas da Vitta Residencial, Ricardo Tubaldini Mumic Ferreira.
Sobre a Vitta Residencial
A construtora começou suas atividades em Ribeirão Preto, em 2010. Ao longo destes 13 anos, conseguiu desenvolver um portfolio diversificado e de alta performance. Já mudou a vida de milhares de famílias: até aqui já foram entregues mais de 21 mil unidades e mais de 35 mil unidades lançadas, num total de 125 empreendimentos, sendo que 70 deles já foram entregues. Atualmente, tem sedes em 21 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Mais informações: https://vittaresidencial.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
valter@verbo.jor.br