Dados recentes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostram que 40% dos trabalhadores brasileiros, ou seja, 4 entre 10, já sofreram com episódios de ansiedade, sendo que o impacto na economia global gerado pelas doenças mentais representa perda estimada em US$ 1 trilhão anualmente em produtividade. Em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que cerca de 20% dos trabalhadores goianos relatam sintomas relacionados a transtornos mentais. Para minimizar os impactos além da campanha Setembro Amarelo, empresas buscam cada vez mais promover ambientes de trabalho mais saudáveis, já que a maioria da população passa a maior parte do dia na empresa ou exercendo atividade de trabalho.
Em Goiânia, a Dinâmica Engenharia e o Instituto de Apoio aos Funcionários Ativos do Setor de Terceirização de Mão de Obra (Iafas) estão entre as organizações que se destacam com iniciativas voltadas para a saúde mental. Desde o mês de maio, a Dinâmica implantou o Programa de Saúde e Bem-Estar do colaborador, uma iniciativa que promove a saúde física e emocional dos seus colaboradores, tanto em suas obras quanto entre os que atuam nos setores administrativos da empresa. O projeto conta com incentivo à prática de exercícios e alimentação saudável, preocupação com a saúde emocional, desenvolvimento pessoal e profissional, saúde preventiva, envolvimento da família, da comunidade e integração entre equipes.
A coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Daiane Ferreira, explica que programas assim trazem benefícios tanto para os colaboradores quanto para a construtora, como redução de faltas e aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional e do engajamento dos colaboradores, bem como redução de afastamentos por questões de saúde. “São ações essenciais para mantermos uma força de trabalho saudável, produtiva e motivada. E isso reduz a ansiedade, o risco de várias complicações ou surgimento de doenças crônicas, melhora nossa saúde mental e, consecutivamente, nossa produtividade no trabalho, o que é muito positivo para todos”, explica Daiane.
A construtora conta também com espaços de descanso e lazer em suas obras e sede administrativa incluindo uma sala Zen e um redário. Ambientada com tatame e puffs confortáveis em ambiente para o descanso e relaxamento, a Zenroom foi equipada também com jogos, como dominó, ping pong e pebolim. “Para aqueles que preferem relaxar ao ar livre foi instalado um redário na área de convivência da empresa. As redes oferecem uma opção tranquila para os colaboradores usufruírem de um momento de repouso, ler um livro ou apenas desfrutar do contato com a natureza”, acrescenta Daiane.
Conhecimento para o autocuidado
Já o Iafas, realiza palestras sobre saúde mental voltadas tanto para aqueles que já estão inseridos no mercado quanto para quem busca se recolocar. O objetivo é oferecer ferramentas de autocuidado e resiliência emocional. “Neste mês de setembro, por exemplo, nosso foco temático vai abordar assuntos como ansiedade, felicidade, inteligência emocional, abundância e sinais que o corpo dá conforme a emoção. São assuntos que parecem estar no campo pessoal mas que interferem diretamente no desempenho profissional e, por isso, damos atenção e importância que o problema requer. Neste ano, já foram 24 palestras voltadas para a saúde emocional do trabalhador e continuaremos a nos dedicar nessas temáticas”, afirma a superintendente da organização, Rousilene Melo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
kasane@kasane.com.br