A décima edição do Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística (PAINEL), evento realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, colocou em pauta a crise climática e o desastre ambiental que atingiu o estado do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2024.
O simpósio ocorreu em Brasília, no auditório da Confederação Nacional da Indústria, e contou com a presença de representantes do poder federal, local, empresas privadas e institutos de pesquisa e ensino. Na abertura, a presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro, agradeceu a presença do público e o apoio dos patrocinadores, conselheiros e parceiros que tornaram possível mais uma edição do PAINEL.
Neste ano, o presidente de honra escolhido para o evento foi o ministro Sílvio Costa Filho. À frente da pasta de Portos e Aeroportos, o deputado federal discursou por quase trinta minutos durante a cerimônia de abertura.
Sílvio Costa Filho apresentou números e as ações do governo para tornar os portos e aeroportos ainda mais eficientes, favorecendo assim a economia brasileira, que vive um momento de reconstrução após a pandemia da covid-19. Além do vírus, o país segue criando soluções para as crises ambientais, como as enchentes no Rio Grande do Sul e Bahia e agora, com as queimadas.
“Acho muito importante o Instituto Besc realizar esse grande evento, um evento que dialoga com as entidades, associações, sendo um fórum de discussão para que possamos avançar ainda mais a agenda do diálogo entre as instituições no Brasil. Eu tenho trabalhado desde o primeiro ano de ministério, a partir deste mês queremos andar o país fazendo as entregas e mostrar efetivamente o que foi feito pelo país, são grandes investimentos na área portuária e na aviação”, afirmou o ministro Sílvio Costa Filho.
Conselheiro do Instituto Besc, o professor Aurélio Murta pontua que o PAINEL é uma oportunidade única para debater a infraestrutura e logística no país, especialmente, em um cenário em que ocorrências extraordinárias têm se tornado comuns. “O evento traz conhecimento, academia, iniciativa privada e demais órgãos públicos para debater questões relacionadas à infraestrutura”.
O simpósio contempla três sessões de debate com especialistas em diversos setores, públicos ou privados, para compartilhar a experiência vivida com as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e como o país pode se preparar para evitar calamidades como a que foi vista nesse ano.
Ainda durante a cerimônia de abertura, os cinco vencedores do Troféu PAINEL 2024 foram saudados pelo público presente e puderam receber os respectivos prêmios. Confira os vencedores da décima edição:
Empreendimento público
Com 45% dos votos, o vencedor foi o projeto da Segunda Ponte que liga o Brasil ao Paraguai
Empreendimento privado
O vencedor dessa categoria foi a linha 6-Laranja do metrô de São Paulo. O empreendimento recebeu 43% dos votos
Inovação
Nesta categoria, a votação foi acirrada e o vencedor teve apenas 5% dos votos a mais do que o segundo colocado. Assim, escolhido por 28% dos votantes, o grande vencedor foi o Consórcio AeroGru do People Mover.
Instituição financeira
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi o grande vencedor, recebendo 43% dos votos.
Personalidade do ano
O escolhido pelo público foi Etore Selvatici Cavallieri. O executivo recebeu 27% dos votos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Raiane Wentz
wentzrayane8@gmail.com