O adolescente João (nome fictício), de 16 anos, que cumpre medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescent (CASA) de Ribeirão Preto, conquistou em setembro uma importante oportunidade de transformação de vida. Ele ingressou no programa de jovem aprendiz em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que busca preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, oferecendo formação profissional e prática.
O programa, voltado para jovens entre 14 e 24 anos, proporciona capacitação por meio de um curso teórico ministrado no Senac, aliando os conhecimentos práticos nas empresas parceiras. João está matriculado no curso “Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo”, que inclui noções de vendas, atendimento ao cliente, gestão de estoques e técnicas de negociação, habilidades essenciais para o ingresso em setores como o comércio, serviços e turismo. O curso tem duração de dois anos, oferecendo não apenas capacitação profissional, mas também a chance de João conquistar uma nova perspectiva de futuro.
A jornada de João no programa ocorre de forma integrada à sua rotina escolar, garantindo que ele mantenha os estudos e, ao mesmo tempo, desenvolva competências para o mercado de trabalho. Além disso, o jovem aprendiz recebe benefícios como registro em carteira de trabalho, férias, 13º salário e a experiência prática em empresas da região.
O diretor do CASA Ribeirão Preto, Paulo Marcelo Fernandes, reforça o impacto de iniciativas como essa. “Esse tipo de programa é fundamental para que nossos adolescentes tenham uma nova chance, entrando no mercado de trabalho com qualificação e ampliando suas oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, destaca Fernandes.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, também comenta sobre a importância da parceria. “A inclusão dos nossos adolescentes em programas de aprendizagem é uma conquista que vai além da capacitação profissional. São oportunidades para que eles redescubram seu potencial e tracem um novo caminho de vida, com mais autonomia e dignidade. Acreditamos que parcerias como essa com o Senac são fundamentais para o nosso compromisso de transformar vidas, proporcionando aos jovens ferramentas para que possam reescrever suas histórias”, afirma Carletto.
Com essa iniciativa, João e outros adolescentes atendidos pela Fundação CASA têm a chance de ingressar no mercado de trabalho de forma qualificada, prontos para assumir novos desafios e construir um futuro mais promissor.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
imprensa@fundacaocasa.sp.gov.br