Com as transformações no mercado de trabalho ao longo dos anos, o processo de recolocação profissional tem sido significativamente impactado pela digitalização, novas demandas de habilidades e o uso de tecnologia nas contratações. Esses fatores estão moldando tanto a forma como os candidatos buscam novas oportunidades quanto a maneira como as empresas selecionam seus colaboradores.
Em consonância com este movimento, o setor de Recursos Humanos (RH) evoluiu, adotando ferramentas de inteligência artificial (IA) para aprimorar a seleção, valorizar o fit cultural (alinhamento entre os valores da empresa e do candidato) e as competências humanas, tanto técnicas quanto comportamentais.
Para Rafael Braz, conselheiro executivo da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Minas Gerais (ABRH-MG), diante desse cenário – que inclui diversas modalidades de trabalho -, as novas tecnologias têm papel importante na aceleração do processo de recolocação profissional, ao proporcionar soluções que aumentam a eficiência na busca por oportunidades e na avaliação de profissionais.
“Ferramentas baseadas em IA podem ajudar a alinhar as competências dos profissionais com a cultura organizacional das empresas, garantindo uma maior adequação e aderência entre ambas as partes. Isso não apenas facilita a identificação de vagas que realmente correspondem às habilidades e valores dos candidatos, mas também contribui para uma experiência mais satisfatória e produtiva tanto para os profissionais quanto para os empregadores”, afirma.
Nesse contexto, segundo o especialista, o marketing pessoal se torna essencial para o sucesso da carreira. “Um profissional que se apresenta de maneira estratégica, destacando assertivamente suas habilidades e conquistas, pode se diferenciar em um mercado competitivo”, ressalta.
O conselheiro da ABRH-MG orienta que para a construção de uma marca pessoal forte, o uso de redes sociais, como o LinkedIn, é fundamental, haja vista que essa plataforma não só amplia a visibilidade do profissional, mas também possibilita o networking com referências do setor e a participação em discussões relevantes. “Além disso, manter um cadastro ativo nas principais plataformas de ATS (Applicant Tracking System) é importante, pois muitas empresas utilizam essas ferramentas para gerenciar as candidaturas, enfatiza.
O cadastro atualizado em sites de emprego, como Gupy, InfoJobs, Catho, Vagas.com e Abler, aumenta também as chances do candidato de ser encontrado por recrutadores e participar de processos seletivos, conforme explica Braz. Ele acrescenta que investir em autoconhecimento e ter um plano de desenvolvimento individual (PDI) focado nas metas de carreira são indispensáveis para o crescimento profissional.
“Além disso, a preparação para entrevistas, com pesquisa sobre a empresa e prática de respostas a perguntas comuns, demonstra interesse genuíno e adequação à vaga, aumentando as chances de sucesso no processo. Certificações e cursos adicionais também podem aprimorar o perfil do candidato, evidenciando seu compromisso com o desenvolvimento contínuo e a atualização de habilidades”, afirma.
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IVANA ALVES DE ANDRADE
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