O programa de treinamento Focas Saúde, uma iniciativa institucional do Estadão voltada para a formação de jovens jornalistas na editoria de Saúde, chega à sua segunda edição em 2024. Criado em resposta à crescente necessidade de especialização no jornalismo de saúde, principalmente após a pandemia de Covid-19, o programa tem o objetivo de capacitar novos profissionais, oferecendo uma imersão nas áreas de saúde pública, privada, pesquisa e inovação, saúde e bem-estar, entre outros.
A editoria de Saúde está entre as TOP 7 mais acessadas do Portal Estadão, com leitores que buscam informações precisas e aprofundadas. Desta maneira, a formação de jornalistas especializados no tema é essencial para atender a nova demanda de uma audiência cada vez mais interessada em temas ligados à qualidade de vida, bem-estar e longevidade.
“O programa Focas Saúde vem, justamente, para suprir a necessidade de formação de novos profissionais capacitados para atuar nessa área estratégica”, explica Carla Miranda, editora e coordenadora dos Cursos Estadão de Jornalismo
A primeira turma do Focas Saúde, formada em 2022, trouxe importantes contribuições para o jornal, como a reportagem especial “Referência mundial em vacinação, PNI chega aos 50 anos com desafios e cobertura vacinal em queda” e a reportagem “Hospitalização de bebês por desnutrição atinge pior índice em 14 anos”.
Outro destaque recente dos programas de Focas é o projeto multiplataforma Dezconecte (disponível no site e nas redes sociais do Estadão), que foi desenvolvido pela 34ª turma do Curso Estadão de Jornalismo, deste ano. Faz parte desse projeto a reportagem “Internação de jovens e adolescentes em caso de ansiedade e estresse cresce 136% em dez anos”, que se tornou capa da edição impressa do jornal.
Na segunda edição do Focas Saúde, que conta com o apoio da Novartis, os jornalistas formados entre 2021 e 2024 e estudantes do último período podem se inscrever até 25 de setembro. Serão aulas no formato híbrido: duas semanas online, seguidas de quatro semanas presenciais, nas quais os participantes terão a oportunidade de vivenciar a rotina na redação do Estadão, em atividades práticas e contato direto com grandes profissionais da área. Os alunos terão a oportunidade de explorar temas como saúde pública, privada, inovação e bem-estar, além de passar por áreas essenciais como o Estadão Verifica, redes sociais, vídeo e a Rádio Eldorado.
Focas Economia também em andamento – Paralelamente, o Focas Economia também segue como um programa de destaque, agora em sua 14ª edição, iniciado em 16 de setembro. Realizado pelo Estadão e pelo Broadcast/Agência Estado, em parceria com a Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP) e patrocínio de JBS e Mercado Pago, o curso oferece treinamento focado no jornalismo econômico para alunos do último semestre de jornalismo e recém-formados de todo o País. No ano passado, os participantes da 13ª turma produziram especiais sobre temas cruciais como: os impactos dos jovens nem-nem na economia brasileira, o uso a inteligência artificial no setor financeiro e os avanços da economia circular.
Sobre o Focas Estadão
Desde a sua criação em 1990, o Focas do Estadão já formou mais de 1,5 mil alunos em 51 edições, abrangendo áreas como Jornalismo, Jornalismo Econômico, Esportivo e, mais recentemente, Jornalismo de Saúde. Com relevância nacional, o programa atrai participantes de diversos estados do Brasil e de outros países, como Angola, Alemanha, Argentina, EUA e Portugal, reforçando seu caráter global. Entre os ex-alunos que se destacam no cenário jornalístico estão nomes como Luciana Garbin, editora executiva do Estadão, Alexandre Calais, editor coordenador de Economia, e Beatriz Bulla, repórter especial e ex-correspondente em Washington.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROSANGELA ANDRADE E SILVA
assessoria.andrade@ymail.com