Quando o assunto é a Mobilidade Urbana, a ViaQuatro e a ViaMobilidade reforçam seu compromisso de promover as vantagens do sistema de transporte multimodal. A combinação de diferentes meios de transporte, como metrô, trens, ônibus e bicicleta, visíveis nas operações das concessionárias, é uma das formas mais eficientes e sustentáveis para enfrentar os desafios de locomoção na maior metrópole da América Latina.
O sistema multimodal permite a conexão eficiente entre diferentes meios de transporte, agilizando trajetos e incentivando o uso de opções públicas, o que contribui para a diminuição do uso de carros particulares. Isso se traduz em menos congestionamentos e emissões de gases poluentes, fatores essenciais para melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades.
Agilidade e menos tempo no trânsito
A integração oferecida pelas linhas de trem e metrô, como a Linha 4-Amarela e a Linha 5-Lilás, possibilita deslocamentos mais rápidos e flexíveis, especialmente quando associada ao sistema de ônibus. Um exemplo prático é o trajeto entre a Praça da República e Taboão da Serra, que de carro leva cerca de 1 hora e 50 minutos no horário de pico, enquanto com a combinação de metrô (linha 4-Amarela) e ônibus o tempo de viagem é reduzido para apenas 49 minutos. Menos da metade do tempo de locomoção.
Já as linhas de trem, como a 8-Diamante e a 9-Esmeralda, que atendem 22 bairros em 6 municípios da Grande São Paulo, onde vivem mais de 1,7 milhão de habitantes (Censo IBGE 2010/2022), também exemplificam esse ganho de tempo. Para ir da estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal, no Grajaú, até a estação Osasco, em horário de pico, é possível fazer o trajeto em 55 minutos usando os trilhos, uma economia de quase 1 hora em comparação ao percurso feito de carro.
A integração entre modais, que vem evoluindo na capital paulista, e o uso de aplicativos ajudam a tomar a melhor decisão. O planejamento antecipado e as escolhas diárias no transporte podem contribuir para melhorar a locomoção pela cidade, proporcionando menor tempo de deslocamento e reduzindo também a poluição.
Estações como a Vila Sônia da linha 4-Amarela, que atende cerca de 46 mil pessoas diariamente, exemplificam a importância dessa integração. Muitos passageiros fazem a integração com as 25 linhas que atendem o terminal de ônibus junto à estação, facilitando o deslocamento e ampliando as opções para os passageiros. No mesmo conceito, as estações Pinheiros (101 mil pessoas), Paulista-Pernambucanas (104 mil), República (100 mil) e Luz (136 mil) são movimentadas pela integração multimodal.
Impacto positivo no trânsito e no meio ambiente
A relevância do transporte sobre trilhos também pode ser mensurada por seu impacto direto na redução do trânsito. Um único trem transporta até 2.000 pessoas, que, se estivessem em carros, ocupariam cerca de 4,5 km de vias, superando a extensão da Avenida Rebouças, importante eixo da Linha 4-Amarela. Somente essa linha transporta cerca de 670 mil passageiros por dia, o equivalente a 1.500 km de congestionamento se essas pessoas usassem carros, número que supera o recorde de 1.350 km registrado em setembro de 2023. E se as mesmas pessoas decidissem realizar o transporte por ônibus, seriam necessários aproximadamente 9.500 veículos para acomodá-las.
Outro ponto central é o impacto positivo para o meio ambiente. O transporte sobre trilhos, por ser movido a eletricidade, emite menos poluentes quando comparado a veículos movidos à combustão. Estima-se que o transporte de pessoas das quatro linhas administradas pelas concessionárias deixou de emitir 1,5 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera nos últimos 13 anos em São Paulo.
A integração que transforma a cidade
As linhas administradas pela ViaMobilidade e pela ViaQuatro transportam mais de 2 milhões de pessoas diariamente e oferecem diversos pontos de integração para garantir mais fluidez e rapidez no trânsito da cidade e região metropolitana.
Linha 4-Amarela
As integrações com outras linhas ocorrem nas estações Luz (com a Linha 1-Azul do Metrô e com as Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM), República (com a Linha 3-Vermelha do Metrô), Paulista (com a Linha 2-Verde do Metrô, na estação Consolação) e Pinheiros (com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, a qual faz integração com a Linha 5-Lilás do Metrô, na estação Santo Amaro). Há terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, Morumbi, Butantã e Pinheiros.
Linha 5-Lilás
A Linha 5 – Lilás de metrô de São Paulo faz integração gratuita com a Linha 9 – Esmeralda da ViaMobilidade na Estação Santo Amaro, com a Linha 2 – Verde do Metrô na Estação Chácara Klabin e com a Linha 1 – Azul do Metrô na Estação Santa Cruz. No seu percurso é possível acessar os terminais de ônibus da Avenida João Dias, Capão Redondo, Campo Limpo e Guido Caloi.
Linha 8-Diamante
Na Estação Palmeiras-Barra Funda há integração gratuita com a Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo, com a Linha 7–Rubi da CPTM e acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda. Na Estação Lapa tem Integração tarifada com o Terminal Lapa da SPTrans. Na Estação Presidente Altino integração gratuita com a Linha 9–Esmeralda. Na Estação Osasco – Integração gratuita com a Linha 9–Esmeralda e acesso ao terminal rodoviário de Osasco. Na Estação Carapicuíba, acesso ao Terminal Urbano de ônibus de Carapicuíba. Na Estação Jardim Silveira – Integração tarifada com o terminal intermunicipal de ônibus do Jardim Silveira. Na Estação Jandira integração tarifada com o terminal intermunicipal de ônibus de Jandira. Na Estação Itapevi é possível fazer a integração gratuita com a extensão operacional para Amador Bueno. Cartão Benfácil da Benfica BBTT.
Linha 9-Esmeralda
Na Estação Osasco é possível fazer integração gratuita com a Linha 8- Diamante e com terminal de ônibus municipal de Osasco (Urubupungá), (Viação Osasco) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Na Estação Presidente Altino a Integração gratuita é com a Linha 8-Diamante. Na Estação Pinheiros existe integração gratuita com a Linha 4-Amarela de metrô da ViaQuatro e com o Terminal de ônibus Pinheiros da SPTrans. Na Estação Hebraica–Rebouças e Integração é com o ônibus urbano da SPTrans e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Da Estação Berrini é possível fazer a Integração com o corredor de ônibus Diadema-Brooklin, da EMTU. Na Estação Santo Amaro, a integração gratuita é com a Linha 5-Lilás de metrô da ViaMobilidade Linhas 5 e 17 e é possível acessar o Terminal de Ônibus Santos Amaro. Na Estação Jurubatuba a Integração é com o ônibus urbano da SPTrans e na Estação Grajaú com o Terminal Grajaú de Ônibus da SPTrans.
Integração com ciclovias: uma opção sustentável
Outro destaque é a integração com as ciclovias de São Paulo, que promove um estilo de vida mais saudável e contribui para a mobilidade sustentável.
A integração entre o transporte público e as ciclovias da cidade promove um estilo de vida mais ativo e saudável, ao mesmo tempo em que oferece uma alternativa prática e ecológica para os deslocamentos urbanos. Com uma rede bem conectada e opções diversificadas, a cidade se firma como um exemplo de mobilidade integrada e sustentável.
A ViaMobilidade e ViaQuatro incentivam o uso da bicicleta como complemento ao transporte público. As empresas possuem mais de 4.000 vagas nos 29 bicicletários distribuídos estrategicamente pelas estações. Nas linhas de metrô há 13 bicicletários com mais de 1,1 mil espaços para ciclistas deixarem a sua bike com segurança. Já os passageiros das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, podem utilizar as 2,8 mil vagas do serviço de bicicletário nas 16 estações distribuídas pelas linhas, das 4h à meia-noite, diariamente. Confira a lista:
Linha 4-Amarela
Pinheiros – 117 vagas
Fradique Coutinho – 86 vagas
Butantã – 149 vagas
São Paulo-Morumbi – 80 vagas
Vila Sônia – 92 vagas
Linha 5-Lilás
Alto da Boa Vista – 100 vagas
Borba Gato – 84 vagas
Brooklin – 30 vagas
Campo Belo – 144 vagas
Eucaliptos – 92 vagas
Moema – 68 vagas
AACD-Servidor – 36 vagas
Hospital São Paulo – 30 vagas
Santa Cruz – 80 vagas
Linha 8-Diamante
Jandira – 48 vagas
Jardim Silveira – 279 vagas
Jardim Belval – 120 vagas
Itapevi – 480 vagas
Engº. Cardoso – 160 Vagas
Linha 9-Esmeralda
Osasco – 166 vagas
Ceasa – 144 vagas
Villa Lobos – Jaguaré – 233
Cidade Universitária – 60
Vila Olímpia – 94 – Carregamento elétrico (4)
Autódromo – 261
Jurubatuba – 262
Primavera-Interlagos – 226
Grajaú – 178
Bruno Covas-Mendes-Vila Natal – 100
João Dias – 48
Com soluções que melhoram a mobilidade urbana, promovem a sustentabilidade e impactam diretamente na qualidade de vida da população, a ViaMobilidade e ViaQuatro seguem contribuindo para transformar São Paulo em um modelo de transporte integrado e eficiente.
Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
Sobre a ViaMobilidade Linhas 5 e 17:
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Informações à imprensa
FSB Comunicação
mobilidade@fsb.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULO MATHIAS NETO
paulo.mathias@fsb.com.br