Dez jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Ribeirão Preto participaram, no final do mês de setembro, da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão das oficinas de empregabilidade, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
A ação, que visa preparar jovens para o mercado de trabalho, foi conduzida por pedagogas da própria Fundação, que receberam formação específica para replicar os conteúdos dentro do centro socioeducativo. As oficinas abordaram temas fundamentais como comportamento em entrevistas, postura profissional e técnicas de trabalho em equipe, oferecendo ferramentas práticas para o futuro desses jovens.
Um dos exemplos de sucesso foi João (nome fictício), de 16 anos, que conseguiu uma oportunidade como jovem aprendiz no SENAC após participar das oficinas. Ele reconheceu a importância do programa em seu desenvolvimento. “Se não fossem as aulas, eu não teria passado na entrevista”, afirmou João, incentivando outros adolescentes a abraçarem as oportunidades. Ele, inclusive, foi tema de uma matéria exclusiva, que pode ser conferida clicando aqui.
A pedagoga do CASA Ribeirão Preto, Maria Cristina G. de Queiroz, destacou o impacto das oficinas na vida dos jovens. “Essas atividades atendem diretamente aos anseios dos adolescentes, que buscam inserção no mercado de trabalho. Ver um jovem ser contratado após aplicar os ensinamentos reforça a importância deste tipo de formação.”
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a iniciativa é muito positiva. “É uma ação que abre portas para um futuro promissor, capacitando os jovens não só com conhecimentos práticos, mas também com a confiança e a habilidade de que precisam para se reintegrar à sociedade de forma digna e produtiva,” declarou.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
imprensa@fundacaocasa.sp.gov.br