São Paulo, outubro de 2024 – O hábito diário do skincare está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Uma rotina adequada de limpeza, hidratação, tratamento e proteção contribui não apenas na aparência, mas principalmente na saúde da pele. Novidades e tendências surgem com frequência e ganham destaque nas redes sociais. Porém, usar um cosmético só porque alguém indicou na internet, pela embalagem ou para seguir uma trend pode não dar certo.
“Existem inúmeros perigos em seguir dicas de skincare da internet. Alguns produtos indicados são medicamentos e possuem ácidos na formulação, e nem todas as pessoas se beneficiam do seu uso. A dermatite alérgica irritativa é uma das consequências mais comuns do uso sem indicação médica”, explica a Dra. Luciana Leonardo, dermatologista parceira de Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios.
As indicações nas redes sociais também costumam envolver o uso de ingredientes caseiros que não são próprios para a pele, como limão, mel, clara de ovo e leite de magnésia, com a promessa de um skincare mais em conta ou ações milagrosas. No entanto, não há comprovação científica de que eles funcionem e sejam seguros para aplicação na pele.
“Além de não ajudarem em absolutamente nada, podem causar danos como alergias e até mesmo queimaduras na pele. Esses problemas podem ser mais difíceis de tratar do que a queixa inicial, por isso é fundamental usar produtos próprios para a pele em uma rotina personalizada para cada caso”, afirma a dermatologista.
Ao montar a rotina de cuidados com a pele, é necessário selecionar produtos com chancela científica e fórmulas completas para investir em itens seguros e eficazes.
“A escolha de produtos com ativos que tenham embasamento científico é muito importante. Só assim temos certeza de que aquele cosmético trará benefícios à saúde da pele com segurança. Além de não proporcionar os resultados esperados, formulações sem estudos científicos podem gerar complicações”, destaca a Dra. Luciana.
Mesmo conferindo todos os critérios acima, antes de acrescentar qualquer passo à rotina de skincare, é imprescindível consultar um dermatologista. Apenas um profissional pode prescrever o passo a passo e os produtos ideais de acordo com o tipo de pele e as queixas específicas de cada pessoa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO VITOR RUVOLO NAVARRO
joao.ruvolo@2pro.com.br