Nos dias 05 e 06 de setembro, a Escola Estadual Alberto Andaló, em São José do Rio Preto-SP, sediou o evento “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”, promovido pela Loa Produções Culturais com apoio de leis de incentivo à cultura e patrocínio da BP Bunge Bioenergia, entre outras empresas parceiras.
Realizado em duas etapas, o evento teve como objetivo estimular os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas ambientais, combinando atividades culturais e técnicas que envolveram a comunidade escolar.
Entre as soluções apresentadas, duas se destacaram. Na primeira sessão, a ideia “Riacho da Esperança”, da equipe Pindamonhangaba, conquistou o 1º lugar. A proposta consiste em uma associação dedicada à reconstrução de matas ciliares, visando preservar os rios e a vida silvestre através do reflorestamento de vegetações ribeirinhas, abordando diretamente o problema da destruição das matas ciliares, essenciais para a biodiversidade e a qualidade da água.
Na segunda sessão, o projeto “Barragem Carregada”, desenvolvido pela equipe Time Azul, foi o vencedor. A solução propõe a criação de barreiras para impedir a passagem de lixo nos rios, junto a um sistema de coleta de resíduos presos nas barragens, promovendo a conscientização e o engajamento comunitário na proteção dos recursos hídricos.
O EVENTO
No primeiro dia, cerca de 650 pessoas assistiram ao espetáculo teatral “Água à Vista”, uma apresentação interativa que buscou conscientizar o público sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e outros temas ambientais.
O espetáculo, que envolve a participação ativa dos estudantes em cenas coordenadas, é uma peça fundamental para introduzir a temática do evento, que em 2024 é a sustentabilidade, e ainda preparou os alunos para a segunda etapa.
No segundo dia, 117 alunos organizados em grupos participaram de um hackathon – um desafio de inovação em que os estudantes desenvolvem ideias e soluções para problemas relacionados ao meio ambiente.
Durante a maratona de inovação, os participantes receberam orientação de 11 mentores profissionais que os ajudaram a superar desafios e aprimorar suas propostas. No final, as equipes apresentaram suas soluções para uma mesa composta por jurados, que selecionou as três melhores propostas, premiando-as com troféus, além de certificar todos os participantes.
O evento contou com a participação da voluntária Mariani Nascimento, analista de Responsabilidade Social da BP Bunge Bioenergia. “Fiquei muito feliz de participar. Foi um prazer enorme ser voluntária neste projeto super importante, que leva inovação para dentro das escolas. Para a BP Bunge, é muito importante apoiar iniciativas como essa que levam educação e conhecimento para os alunos”, disse.
Mariani ainda reforçou aos alunos a importância da oportunidade. “Esperamos que cada vez mais os estudantes possam aproveitar essa oportunidade. Estamos rodando o Brasil, já passamos por cinco estados e estamos recebendo inúmeros pedidos de instituições que querem receber esse evento. Aproveitem!”, disse a analista, parabenizando os vencedores.
A edição de São José do Rio Preto contou ainda com as presenças de Priscila Silveira, psicóloga do Tribunal de Contas e Justiça do Estado de São Paulo, e Analú Adami, psicóloga do Projeto Conviva, que enriqueceram o evento com suas perspectivas sobre o impacto social e psicológico da inovação e sustentabilidade.
Wellington Sacheti, coordenador de inovação, destacou a relevância das soluções apresentadas pelos alunos. “Tivemos muitas ideias com foco nos problemas atuais, como a seca e as queimadas. Os estudantes trouxeram muitas soluções criativas para a conscientização da população sobre esses temas críticos”, afirmou.
De acordo com a organização, o evento teve impacto positivo na comunidade escolar, já que o projeto envolveu desde o corpo docente, coordenação, direção, até núcleos de alunos como o Grêmio estudantil.
“O evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação demonstrou o potencial dos jovens para desenvolver soluções criativas e eficazes para os desafios ambientais contemporâneos, reforçando a importância de iniciativas educativas que promovam a inovação e a responsabilidade ambiental”, afirmou a coordenadora geral da Loa Produções Culturais e organizadora do projeto, Andreia Nunes.
PRÓXIMA EDIÇÃO – A próxima edição do evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação acontece nos dias 16 e 17 de setembro na Etec Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo. A capital é a 12° cidade a sediar o evento, contabilizando 24 eventos e mais de 3.500 participantes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
goncalves.jornalismo@gmail.com