O concurso para nível superior do maior tribunal estadual do Brasil está com as inscrições abertas. Para concorrer a uma das 60 vagas ofertadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) para Oficial de Justiça é necessário acessar o site da Vunesp, a banca organizadora, até 14 de outubro e pagar taxa no valor de R$ 96.
Os aprovados receberão a remuneração inicial de R$ 9.157,82, além dos benefícios de auxílio transporte, alimentação, creche e saúde. Um dos diferenciais do cargo é a possibilidade de progressão de carreira e os adicionais por tempo de serviço e de qualificação, que aumentam o salário-base do servidor. Das 60 vagas, 12 serão destinadas a candidatos negros, três às pessoas com deficiência e duas para indígenas, ficando a lista geral com as outras 43.
Para participar do certame, é necessário ter diploma superior em instituição reconhecida pelo MEC em qualquer área de formação. Uma vez empossado, o Oficial de Justiça será responsável por executar as tarefas referentes a citações, prisões, penhoras, arrestos e demais diligências, cumprindo as determinações efetuadas pelo juiz a quem estiver subordinado.
O que esperar das provas
A equipe do Gran Concursos analisou o edital e traz informações pertinentes sobre o processo seletivo. As provas serão aplicadas em 15 de dezembro na capital paulista, com 100 questões de múltipla escolha de cinco alternativas cada, dispostas entre os blocos I, II e III (Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Gerais, respectivamente). A duração máxima será de cinco horas.
No entanto, diferente do terceiro bloco, os dois primeiros terão caráter eliminatório, o que exige que o candidato atinja a nota mínima de corte (50% das questões), explica o professor do Gran Concursos Eduardo Cambuy. Mas isso não deve desestimular quem estiver interessado, defende o especialista:
– Nós estamos falando de um concurso com bem menos conteúdo do que o do STJ e o do TSE, por exemplo. Ou seja, dá para o candidato começar a estudar agora e mesmo assim ficar competitivo até a prova, que terá 20 questões de Português, 58 de Conhecimentos Específicos, onde já foi feita a seleção de quais artigos do Direito irão cair, e 22 de Conhecimentos Gerais. O edital traz um recorte que delimita bastante o que cairá na prova, diferente do que ocorre em outros certames.
Cambuy salienta que a lista geral será formada por 250 candidatos dispostos em ordem alfabética e de classificação.
– Observar a informação sobre os cargos vagos existentes no TJ-SP também é muito importante, porque não exige a criação de vagas. E, de acordo com dados de abril do quadro de pessoal do órgão, há 5.678 cargos vagos para oficial de justiça. Isso não quer dizer que toda essa gente será convocada, já que isso depende da necessidade e da disponibilidade orçamentária. Mas é um importante indicativo de como esse concurso é promissor – pondera.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THALITA CARVALHO PESSOA
thalita.pessoa@fsb.com.br