Hoje, 9 de setembro, o Brasil celebra o Dia do Médico-Veterinário, data que marca a regulamentação da profissão e reconhece a importância de todos que a exercem para a promoção da saúde e do bem-estar de animais de estimação, produção e silvestres. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o país conta com cerca de 240 mil veterinários registrados, sendo 182,3 mil em atividade, desempenhando um papel fundamental em mais de 80 áreas.
Entre os principais desafios da profissão estão a atualização constante dos profissionais e a busca de soluções que equilibram bem-estar animal com produtividade e sustentabilidade. Com quase 70 anos de atuação, a Elanco Saúde Animal, empresa referência no desenvolvimento de medicamentos para animais de estimação e de produção, vem buscando endereçar esses desafios com pesquisa e desenvolvimento e incentivos à atualização, seja do seu próprio time, seja de médicos-veterinários parceiros.
“Na Elanco, o bem-estar animal é o nosso norte, seja para animais de estimação ou de produção. Comprometidos com essa causa, desenvolvemos soluções inovadoras que promovem a saúde e o bem-estar animal, impactando diretamente a produtividade e a sustentabilidade. Além disso, investimos continuamente na atualização dos médicos veterinários, nossos parceiros na busca pela excelência em prol da saúde animal”, afirma Cristiano Anjo, diretor de marketing da Elanco no Brasil.
Pensando nisso, além de promover a atualização do seu próprio time, via parcerias com universidades e outros recursos, a empresa leva a atualização para fora de casa. Um exemplo é o programa de relacionamento com médicos-veterinários especializados em animais de estimação, o ElancoVets, que completa um ano agora em setembro. O programa abrange um site que disponibiliza conteúdo técnico e ferramentas de diagnóstico, além de ativações de campanhas de conscientização para prevenção e tratamento de doenças em clínicas e hospitais, promoção de eventos regionais e cursos com especialistas renomados, sempre com foco na atualização dos profissionais. Outro destaque é o Movimento Elanco, canal de podcast e videocast que oferece uma plataforma diversificada de conteúdo, abordando temas técnicos e tendências para médicos-veterinários, criando mais uma frente de suporte para a evolução da profissão.
Já para os animais de produção, além do patrocínio e participação nos mais relevantes eventos técnicos do setor, a Elanco tem como principal vertente de atuação a consultoria técnica em campo para os produtores, oferecendo informações sobre as melhores práticas de manejo e as soluções indicadas para cada momento de vida do animal. Tais soluções e protocolos foram desenvolvidos por médicos-veterinários a partir de observações do dia a do campo, além de muita pesquisa.
Entre os exemplos de ações na bovinocultura estão a Campanha Legado Leiteiro, que já impactou centenas de produtores em diversas regiões do país, com informações sobre prevenção, diagnóstico e protocolo terapêutico para as principais doenças que acometem as bezerras leiteiras e o programa 90 Dias Vitais, que visa assegurar o potencial produtivo das fazendas, a qualidade do leite que chega ao consumidor final e o bem-estar do rebanho ao longo dos 60 dias antes do parto e dos 30 dias após o nascimento do bezerro.
Vale destacar ainda o PIC – “Programa Integrado de Controle de Carrapatos”, um conjunto de diretrizes sobre como monitorar as condições que podem favorecer a infestação de carrapatos no rebanho e sobre as interrelações entre o carrapato bovino (Rhipicephalus microplus), outros parasitos e o ambiente da fazenda. O parasitismo é uma das principais causas da Tristeza Parasitária Boniva (TPB), cujas manifestações clínicas são febre, anemia, icterícia (coloração amarelada das mucosas e da pele), fraqueza, e, em casos mais severos, a morte do animal.
Na avicultura, também é fruto do trabalho de médicos-veterinários o desenvolvimento de sistemas de monitoria sanitária. O Health Tracking System (HTSi), da Elanco, reúne um banco de dados global sobre a saúde avícola de mais de 1 milhão de frangos de corte no mundo todo e é usado em 55 países, com foco na saúde intestinal. A companhia detém ainda um modelo voltado às aves de postura comercial e às matrizes que identifica até 68 tipos de lesões, possibilitando, assim, uma avaliação da saúde integral da ave.
Na suinocultura, os técnicos e médicos-veterinários do programa de manejo pré-abate exclusivo da Elanco asseguram a integridade física dos animais na última etapa do ciclo produtivo, priorizando técnicas de bem-estar de baixo custo e alto impacto. Indicadores mostram que o programa reduz em até três vezes o índice de óbitos no plantel neste período.
Conteúdo Digital e Engajamento Contínuo – A Elanco também investe em plataformas digitais para ampliar o acesso à informação. Portais como o Cria Saudável e o site Salmonella 360º oferecem uma vasta gama de recursos, incluindo artigos, estudos de caso e conteúdos interativos, todos voltados para a saúde animal e a prevenção de doenças.
Além disso, o site da companhia e seus perfis nas redes sociais (Linkedin Elanco Brasil e Instagram @elancoagro e @elancopets) também oferecem informações aos profissionais, produtores e tutores, no caso dos responsáveis por pets, de forma didática e simplificada.
“O bem-estar animal é um caminhar, um processo contínuo, desenvolvido numa parceria entre empresas, instituições, produtores, tutores e, sem dúvida, médicos-veterinários. Eles são os responsáveis por conectar todos os elos da cadeia e a Elanco não só reconhece a importância desses profissionais, como visa seguir com esse trabalho de parceria que tanto tem contribuído para a causa”, finaliza Cristiano.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gisele de Cassia Berto Cabrera
gisele@elaboreestrategia.com.br