Entre os dias 6 e 27 de setembro, as cidades de Ubatuba (SP), Paraty (RJ) e Rio de Janeiro (RJ) recebem o projeto Conhecendo os ODS – Teatro dos ODS, com oficinas de teatro e atividades práticas que colocam alunos e professores como agentes de transformação social. A ação leva para a comunidade escolar informações e atividades ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas – ONU. A ação é realizada pela NTICS Projetos e tem patrocínio da Repsol Sinopec, empresa do segmento de energia, parte do Grupo Repsol, que tem um compromisso público com apoio ao cumprimento da Agenda 2030 da ONU.
Passando por uma região que se estende do litoral norte de São Paulo até a cidade do Rio de Janeiro, o projeto vai atender cerca de 6,5 mil alunos da rede pública de ensino em uma programação que reúne oficinas teatrais nas quais eles aprendem a criar peças sobre o tema utilizando diversos recursos lúdicos. A ações também incluem palestras, oficinas de reciclagem, atividades físicas com jogos interativos, competições e experiências de laboratório. “Os ODS elencam alguns dos temas mais urgentes no cenário global, o que nos orienta para a necessidade de levarmos este conhecimento à população em geral. Neste contexto, este projeto tem como missão aproximar as crianças e jovens das metas da ONU, fazendo com que eles se tornem agentes de preservação do nosso planeta. O uso de uma linguagem lúdica ajuda a fazê-los entender que eles também terão um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”, afirma Ana Carolina Xavier, CEO e diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
Criados em 2015 por líderes mundiais que reuniram as demandas mais urgentes para garantir uma vida sustentável no planeta até 2030, os ODS fazem com que governos, empresas e os agentes da sociedade se comprometam com ações como a erradicação da fome, o uso de recursos naturais de forma sustentável, a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, a igualdade de gênero, a redução das desigualdades, entre outros.
“Estamos muito felizes em apoiar por mais este ano uma iniciativa que se propõe a ir além da educação tradicional, ao envolver alunos e professores como protagonistas na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que, ao levar conhecimento e atividades práticas para as escolas, estamos plantando as sementes para uma transformação social significativa e duradoura nas comunidades. Também contribuímos para que a nova geração compreenda e participe ativamente na construção de um futuro cada vez mais sustentável”, destaca a gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec, Renata Avilla.
Além dos alunos, cerca de 400 professores também serão contemplados com a palestra “Como a arte pode ser ensinada nas escolas” que visa ensiná-los a arte e a cultura para trabalhar temas ligados à sustentabilidade.
Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto conta com algumas ações de democratização do acesso, como tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e instrutores preparados para atender crianças com diferentes demandas de aprendizado.
CRONOGRAMA
Ubatuba, SP
06/09 – Escola Municipal Mário Covas
09/09 – Escola Municipal Simeão
10/09 – Escola Municipal Marina Salete
Paraty, RJ
11/09 – Escola Municipal Parque da Mangueira
12/09 – Escola Municipal Casa da criança de Tatitiba
13/09 – Escola Municipal Maria Jacomé de melo
Rio de Janeiro, RJ
16/09 – Escola Municipal Panamá
17/09 – CIEP Doutor Bento Rubião
18/09 – Escola Municipal Sergio Vieira de Mello
19/09 – Escola Municipal Equador
20/09 – Escola Municipal Lúcia Miguel Pereira
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
angelo@bacuricomunica.com