Entre os dias 4 e 7 de novembro de 2024, o Instituto de Água e Terra (IAT) do Paraná e a ENGIE Brasil Energia convidam a população no entorno das usinas de Salto Santiago e Salto Osório a participarem de discussões públicas sobre o PACUERA – Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial. Serão realizadas quatro oficinas regionais de integração e planejamento participativo para atualização do documento, com apresentação da proposta de revisão e participação do público presente.
Os encontros acontecem sempre às 19h, com oferta de transporte gratuito para os moradores das cidades de Saudades do Iguaçu, Candói, Quedas do Iguaçu e São Jorge do Oeste – é preciso apenas preencher um formulário no site www.pacueras.com.br.
A versão digital do PACUERA de cada usina está disponível e exemplares impressos serão disponibilizados nas prefeituras, câmaras de vereadores e promotorias públicas dos municípios abrangidos. Outras informações serão repassadas por meio de material informativo, como folders, cartazes e inserções de rádio. A publicação do Edital de Convocação para a Consulta Pública Virtual (CPV) no Diário Oficial da União, conforme recomendações específicas, será realizada pelo IAT.
“Foram dois anos de trabalho intenso e integrado entre as comunidades e as equipes de meio-ambiente da ENGIE Brasil Energia e do IAT para o desenvolvimento do PACUERA amplo, democrático e que atenda a necessidade de todos dentro das legislações pertinentes. Esperamos que esta consulta pública tenha a participação da população para que possamos ouvir seus anseios e atender as demandas destes locais tão importantes para a matriz energética brasileira”, comenta Paulo Feitosa, gerente da Regional do Rio Iguaçu da ENGIE Brasil Energia.
“A participação social nesta fase do PACUERA é fundamental para que haja legitimidade de todo o processo da construção deste instrumento que deve ser usado como referência para diversas finalidades, como licenciamento ambiental das atividades correlatas, pesquisa, planejamentos municipais, entre outros”, ressalta Maria do Rocio Lacerda Rocha, Engenheira Florestal da Divisão de Licenciamento Estratégico do IAT.
Objetivos do PACUERA
O PACUERA é um importante instrumento de planejamento ambiental, elaborado pelo empreendedor e analisado pelo IAT, que visa estabelecer um zoneamento socioambiental na área de abrangência do entorno de no mínimo 1000m do reservatório artificial. O zoneamento proposto leva em consideração as legislações vigentes e o uso consolidado, visando assegurar a qualidade ambiental do reservatório e a sustentabilidade das propriedades inseridas em sua área de abrangência.
Em 2022, foram realizadas cinco oficinas regionais de integração e planejamento participativo para uma atualização do PACUERA, envolvendo a comunidade e lideranças locais do entorno dos reservatórios. Os encontros do próximo mês representam a etapa final desta atualização, que visa reunir uma série de normativas técnicas e legais que, conectadas, apoiam no entendimento e vocação das áreas de APP (área de preservação permanente) no território para que se estabeleça um planejamento de conservação e uso, tanto em terra quanto em água, buscando sempre a melhor qualidade ambiental e a garantia dos usos múltiplos a todos.
A consulta pública do PACUERA é uma exigência do processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IAT e segue as diretrizes do órgão, priorizando a conservação ambiental e o interesse coletivo.
Confira abaixo a programação completa:
Usina Hidrelétrica Salto Santiago
Candoi/PR
04/11 – 19h
Centro Cultural de Candói
R. José Antunes Fabricio, Candói – PR
Locais de saída do transporte gratuito
Candói: Associação do Cavernoso
Candói: Igreja Católica
Candói: Restaurante da Preta (Sinaleira da BR)
Candói: Distrito da Paz, em frente à rodoviária
Virmond: Prefeitura Municipal
Foz do Jordão: Prefeitura Municipal
Mangueirinha: Prefeitura Municipal Reserva do Iguaçu: Prefeitura Municipal
Saudade do Iguaçu/PR
05/11 – 19h
Centro Comunitário Padre Leopoldo.
Av. Iguaçu, 965, Saudade do Iguaçu – PR
Locais de saída do transporte gratuito
Saudades do Iguaçu: Iate Clube
Saudades do Iguaçu: Bar e Lanchonete Nossa Senhora Aparecida
Porto Barreiro: Prefeitura Municipal
Rio Bonito do Iguaçu: Posto Franci
Chopinzinho: Prefeitura Municipal
Chopinzinho: Igreja Matriz
Usina Hidrelétrica Salto Osório
Quedas do Iguaçu/PR
06/11 – 19h
Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu Av. Tarumã, 1880, Quedas do Iguaçu – PR
Locais de saída do transporte gratuito
Quedas do Iguaçu:
Capela Nossa Senhora Dorosi, Entre Lagos
São Jorge d’Oeste /PR
07/11 – 19h
Centro Comunitário da Matriz
Av. Iguaçu, 449 – São Jorge d’Oeste – PR
Locais de saída do transporte gratuito
São Jorge d’Oeste: Colégio Estadual Dr. Paranhos
São Jorge d’Oeste: Prefeitura Municipal
São João: Prefeitura Municipal
Saudades do Iguaçu: Igreja Matriz
Sulina: Bar do Cabo, entrada dás águas termais
Rio Bonito do Iguaçu: Prefeitura Municipal
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 11 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.
A ENGIE teve no país em 2023 um faturamento de R$ 11,7 bilhões. Contando com 2.800 colaboradores, a companhia recebeu em maio de 2024 a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.
A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).
Informação para Imprensa | Edelman Brasil | engie@edelman.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELISA DESTRO DE OLIVEIRA
elisa.destro@hotmail.com