Conhecido por possuir o olival mais alto do mundo e o vinhedo mais alto do Brasil, com 1.910 metros, o Refúgio Tuiuva, localizado em Maria da Fé, Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais, encerra o ano de 2024 com o título de produtora de azeites e vinhos mais premiada do Brasil em 2024, acumulando um total de 30 medalhas e honrarias em competições internacionais.
“Este reconhecimento internacional reflete todo o nosso trabalho desenvolvido no Refúgio Tuiúva, onde acontece o plantio e manejo de oliveiras e videiras. Com solo e clima únicos, as variedades de azeitonas e uvas cultivadas são a base para a nossa linha premium”, comenta Herbert Sales, proprietário e produtor.
Em abril, o azeite Mantikir Summit Premium, produzido no olival mais alto do planeta, foi eleito o melhor do mundo na categoria Produção Limitada (até 2.500 litros) pelo Guia Evooleum 2024, com 93 pontos em 100, atingindo o topo do ranking espanhol dos 100 melhores azeites.
A altitude elevada faz com as plantas sejam submetidas a muitas horas de frio, cerca de 2 mil horas abaixo de 10ºC. “Produzimos azeites com uma complexidade de sabores que remete ao terroir único da Serra da Mantiqueira. A nossa propriedade tem um quesito muito particular. A oliveira precisa de horas de frio para dar frutos. Estamos a 1,7 mil metros o que nos dá uma excelente quantidade de horas de frio”, explica Herbert.
Além do principal título do ano no mundo dos azeites, o Mantikir coleciona outros importantes prêmios internacionais. No Carthage Olive Oil Competitions 2024, realizado na Tunísia, a linha conquistou quatro medalhas de Ouro, incluindo o Mantikir Summit Premium. Em maio, o EVO IOOC Italy 2024 consagrou o azeite Coratina como o melhor da América do Sul, além de conceder outras três medalhas de Ouro para as variedades Koroneiki e Summit Premium.
No Japão, no JOOP 2024 (Japan Olive Oil Prize), onde as variedades Mantikir Summit Premium e Mantikir Koroneiki receberam medalhas de Ouro, e o Coratina conquistou a medalha de Prata. Durante a competição grega, no ATHENA Olive Oil, o azeite da Essenza conquistou mais quatro medalhas, sendo duas Duplo Ouro e duas Ouro. Em outra conquista, no Prêmio CA OVIBEJA de Portugal, o azeite Mantikir foi eleito o melhor do Hemisfério Sul.
A vinícola se destaca não só pelo cuidado na produção de azeites, mas também pela qualidade dos vinhos produzidos. Os rótulos somaram medalhas e honrarias em competições nacionais e internacionais. No International Wine Challenge, o mais rigoroso concurso de vinhos do mundo, realizado em maio, em Londres (Inglaterra), o vinho Mantikir Alvarinho foi premiado com a Medalha de Bronze.
“Estes prêmios ampliaram o reconhecimento dos azeites brasileiros no cenário internacional, colocando o nosso país em um patamar de excelência antes inexplorado. As vitórias de 2024 fortalecem a trajetória da Essenza. Cada medalha é uma prova do que nossa equipe e nosso terroir têm a oferecer”, finaliza Herbert.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIS ANDRESSA DE ASSIS
lisassis.imprensa@gmail.com