Recentemente, o Senado aprovou a atualização de uma nova diretriz para a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), sancionada em 17 de julho de 2024. A nova PNEA reflete a crescente urgência em abordar questões ambientais e a necessidade de integrar a educação ambiental em todos os níveis de ensino. Entre as alterações sugeridas, a principal está na inclusão de temas como ‘mudança climática’ e ‘proteção da biodiversidade’ em sala de aula, a partir de 2025.
A atualização traz à tona a reflexão sobre quais são os impactos da educação ambiental brasileira nas instituições de ensino, considerando as esferas pública e privada da Educação Básica. Cada vez mais as mudanças climáticas têm causado tragédias em todo o mundo, a exemplo das inundações recentes no Rio Grande do Sul, e com isso os educadores precisam se preparar para abordar com mais profundidade a importância do cuidado com a natureza e com o meio ambiente dentro da sala de aula.
A partir deste cenário, Juliana Storniolo, diretora da FourC Learning, projeto voltado para o desenvolvimento profissional de educadores e de gestores, analisa a importância de trazer à tona discussões relacionadas aos conteúdos veiculados na imprensa e introduzir o letramento midiático dos jovens, contribuindo com a interpretação dos fatos pelo conhecimento técnico. “É preciso desenvolver a leitura crítica das mídias no sentido amplo, ou seja, selecionar o que iremos ‘ingerir’”, destaca Juliana.
Ainda tratando de conhecimento técnico, o professor de geografia da FourC Bilingual Academy e da FourC Learning, Rodrigo Rafacho, ressalta que é importante explicitar aos alunos os fenômenos que levam a determinadas situações, que podem acarretar tragédias.
Ele explica, como exemplo, os fenômenos que resultaram nas inundações do Rio Grande do Sul. “De alguns anos para cá, é possível notar que a distribuição de chuvas ao longo dos meses do ano não está ocorrendo de maneira equilibrada. Isso é resultado de alguns fenômenos atmosféricos que estamos vivenciando, provocados pelas alterações química e física da nossa atmosfera, mas também pelo chamado “El Ninõ”, responsável por provocar uma mudança na temperatura média das águas no Oceano Pacífico”, explica o professor.
Portanto, o aumento desses efeitos climáticos reforça a importância da conscientização social sobre o cuidado com o meio ambiente. Com essa visão introduzida desde a infância, o processo também fará parte da rotina escolar, com instituições de ensino trazendo conteúdos sobre o tema, o que contribuirá para construção de um senso de preservação do planeta.
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Luana Silva dos Anjos
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