A Agrex do Brasil, empresa do grupo de agronegócios da Mitsubishi Corporation, anunciou um novo investimento de mais de R$ 700 milhões proveniente da matriz japonesa. Com esses recursos, a holding pretende fortalecer a solução integrada de agronegócios nacional, expandindo suas operações no Brasil. Essa movimentação de expansão da Agrex do Brasil faz parte de um plano de cinco anos iniciado em 2023, agora acelerado pela chegada do novo COO, Rafael Villarroel. O objetivo é se tornar uma líder e a parceira mais confiável do setor, especialmente no cerrado brasileiro, focando nos segmentos de distribuição de insumos, originação e comercialização de grãos (trading) e produção agrícola. A Agrex do Brasil irá solidificar sua base de negócios existente e buscar oportunidades de crescimento inorgânico, ou seja, a aquisição de outras empresas do setor, como a Gênica – que foi parcialmente adquirida recentemente pela empresa no início do ano.
A Agrex do Brasil é uma das maiores empresas do segmento de serviços e produtos agrícolas, com uma receita anual de cerca de R$ 5 bilhões, voltada para produtores de grãos nos estados de Goiás, Mato Grosso, Piauí, Pará, Maranhão, Tocantins e também na Bahia, por meio da marca Synagro, que é 100% propriedade da Agrex do Brasil. Sediada em Goiânia (GO), a Agrex do Brasil também possui outras marcas, como a Dimatre, que se concentra na produção de sementes de soja, e tem participações em outras empresas, incluindo a Fertgrow (empresa de fertilizantes com sede em São Luís do Maranhão). Seu investimento mais recente é na Gênica, uma empresa de insumos biológicos com sede em Piracicaba (SP).
A aliança estratégica com a Gênica, especializada na produção de insumos biológicos, inoculantes e bioestimulantes, reflete o compromisso da holding com a sustentabilidade e a inovação — áreas essenciais para o futuro da agricultura no Brasil. Para solidificar ainda mais essa parceria com a Gênica, a Agrex do Brasil liderou a recente captação de recursos da Gênica na rodada de investimentos série C. O objetivo é aumentar o envolvimento da Agrex do Brasil na oferta de soluções para os produtores, diversificar seu portfólio de investimentos no agronegócio brasileiro e promover o uso de insumos biológicos, que são estratégicos para soluções agrícolas mais sustentáveis e eficientes, como parte dos esforços de expansão da empresa.
Novo COO
O projeto de expansão da Agrex do Brasil faz parte de um robusto plano compartilhado com a Mitsubishi Corporation, iniciado em 2023: o Plano de Cinco Anos. Um aspecto importante da estratégia de expansão do Grupo Mitsubishi Corporation no agronegócio brasileiro foi o anúncio da chegada do novo Diretor de Operações (COO), Rafael Villarroel, para liderar esse projeto. Com três meses de empresa, o executivo está supervisionando diversas unidades de negócios — que também incluem a produção agrícola em mais de 30.000 hectares — e tem implementado a visão da empresa de se tornar uma líder no setor, com foco na sustentabilidade e uma visão de longo prazo. Isso envolve a expansão da rede de distribuição, originação, fazendas de produção e o fortalecimento de relacionamentos mais próximos com agricultores, fornecedores parceiros e outros stakeholders do setor.
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com especializações em Estratégia, Marketing e Finanças, o profissional possui ampla experiência em gestão em nível global. Villarroel expressa otimismo em relação ao seu novo papel e enfatiza que seus valores pessoais estão fortemente alinhados com os da empresa. “Costumo basear minhas ações em três pilares: pessoas, pois acredito no respeito mútuo, na meritocracia e no trabalho em equipe; clientes, uma vez que os produtores rurais são a principal razão da existência da empresa; e inovação, que considero essencial para criar uma vantagem competitiva e manter a relevância no mercado”, revela.
O novo COO da Agrex do Brasil tomou posse oficialmente em 1º de julho deste ano. Desde então, ele tem fortalecido as operações da empresa, representando os interesses da Mitsubishi Corporation na agricultura ao lado dos três atuais membros da diretoria: o presidente e CEO, Yoshihiro Enosawa; o CFO, Alex Abreu; e o Chief Strategy and Planning Officer (CSO), Kenji Akiyama. Villarroel chega para contribuir com o crescimento da Agrex do Brasil e implementar a visão de se tornar um líder de mercado. “Nosso objetivo é implementar iniciativas que, além de colocar nossos clientes atuais no centro, possam expandir nossos negócios em um ritmo ainda maior, começando com a safra 24/25. Com sua vasta experiência de mercado, Rafael desempenhará um papel essencial para nos ajudar a alcançar objetivos ambiciosos”, enfatiza o CEO e presidente.
Visita do Conselho à Sede da Agrex
Diante desse contexto de expansão, a diretoria executiva e os líderes da Mitsubishi Corporation e da Agrex do Brasil se reuniram em Goiânia no dia 9 de outubro (quarta-feira) para uma visita à sede da empresa e para reafirmar o interesse e as expectativas da Mitsubishi Corporation para o desenvolvimento de sua subsidiária. A delegação de diretores da Agrex do Brasil recebeu a visita do Sr. Yoshinori Nagata, Gerente Geral do Departamento Global de Grãos, Oleaginosas e Materiais para Rações da Mitsubishi Corporation.
O Sr. Nagata acredita que a visita é oportuna, pois o setor de agronegócios brasileiro, apesar de ter passado por um período desafiador, demonstrou ter a capacidade de continuar crescendo nos próximos anos, impulsionado por avanços tecnológicos e práticas sustentáveis. “Com o aumento da produtividade e exportações robustas, o Brasil reafirma sua posição como líder global na produção agrícola, fazendo contribuições significativas para a segurança alimentar mundial e o desenvolvimento econômico nacional”, analisa. Segundo ele, a Agrex do Brasil tem sido essencial nesse contexto, uma vez que a empresa possui a força para operar com um modelo de negócios integrado que abrange toda a cadeia de suprimentos de grãos. O próprio Sr. Nagata foi presidente da Agrex do Brasil de 2013 a 2017 e está bem familiarizado com as realidades do agronegócio brasileiro.
O presidente e CEO Yoshihiro Enosawa também celebra a visita, que acredita reforçar a sólida cultura e a visão de longo prazo que a Agrex do Brasil busca estabelecer entre todos os stakeholders. “Nosso engajamento com todos os envolvidos na cadeia de produção e com nossos clientes ajuda a construir credibilidade social para nossa empresa no mercado. Além disso, demonstra nosso compromisso com a qualidade das operações, nossa busca contínua por melhorias e nossa gestão de riscos para garantir a conformidade com os mais altos padrões internacionais, sustentabilidade, visão de longo prazo e maior competitividade para nosso negócio”, conclui.
Sobre a Agrex do Brasil
Com quase 30 anos de experiência no setor agrícola, a Agrex do Brasil – uma empresa do Grupo Mitsubishi Corporation no agronegócio brasileiro – é uma referência em qualidade e sustentabilidade. A empresa atua nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará, Bahia, Mato Grosso e Goiás, oferecendo produtos e serviços que atendem toda a cadeia de produção de grãos. A Agrex do Brasil possui um portfólio abrangente e integrado de soluções para produtores rurais em parceria com nomes globais de destaque. Sua sede está localizada em Goiânia, Goiás.
Sobre a Mitsubishi corporation
A Mitsubishi Corporation opera em uma ampla gama de negócios em diversos setores, com cerca de 1.300 empresas do grupo, organizadas em oito grupos de negócios específicos: Energia Ambiental, Soluções em Materiais, Recursos Minerais, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Mobilidade, Indústria Alimentar, Criação de Vida Inteligente e Soluções em Energia.
Na divisão de Recursos Alimentares do Grupo de Indústria Alimentar, a Mitsubishi Corporation utiliza suas localizações comerciais na América do Norte, América do Sul e Austrália, juntamente com a rede agrícola global de seus parceiros de negócios, para fornecer um suprimento estável de várias matérias-primas alimentares, incluindo grãos, oleaginosas, ração animal, açúcar e grãos de café para o Japão e outros países ao redor do mundo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
kasane@kasane.com.br