A expansão do mercado de TI em 2024 é um fato que tem deixado as empresas de sobreaviso quanto o aumento da demanda de tecnologia. É perceptível que o desenvolvimento tecnológico tem ficado cada vez mais atrelado com os avanços do mercado e como esse desenvolvimento tem trazido benefícios à população. Hoje em dia, até para pedir uma pizza já podemos contar com o apoio tech. Os aplicativos de atendimento, sites inteligentes, protótipos avançados, games interativos tornaram-se populares e deixaram as empresas atentas à necessidade constante de inovação.
Um estudo da Gartner apontou que, globalmente, o mercado tech ultrapassará o valor de U$5 trilhões em gastos com o setor em 2024, com um aumento significativo de 6,8% comparado a 2023. Isso supõe que a busca por profissionais qualificados para colocar em prática essas demandas, como o desenvolvimento de um robô de atendimento para pizzarias, por exemplo, é promissor e continuará crescendo.
Contratações tech
É certo dizer que os times de RH estão sentindo dificuldade nas contratações de profissionais tech devido à alta demanda do mercado e à escassez de talentos especializados capazes de suprir o crescimento dessas demandas. Entre hard skills e soft skills, a necessidade atual é encontrar profissionais que estejam amplamente preparados para acompanhar a aceleração da transformação digital e do impacto que esse cenário tem causado no mercado.
Um relatório da Education at Glance apontou que, em 2024, apenas 17% dos jovens brasileiros que estão se formando na graduação fazem parte do time de profissionais da área de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o que dificulta ainda mais a retenção de novos talentos. Em contrapartida, muitos dos profissionais formados ainda não têm a especialização necessária para atender as necessidades do mercado, impondo à empresa que optar por contratá-los, gastos com cursos e treinamentos e, consequentemente, perda de oportunidades e competitividade frente aos negócios.
Hunting especializado de profissionais de TI
Em casos que sugerem o enfrentamento à escassez de profissionais especializados, o apoio de um Hunting de TI apresenta-se como uma estratégia eficaz para a retenção de talentos, pois é uma possibilidade única de evitar gastos excessivos com contratações desalinhadas, turnover alto e queda na qualidade dos serviços prestados, já que com um Hunting, a necessidade da empresa com a
contratação é cumprida em menos tempo, esteja essa necessidade frente à substituição de um profissional ou ao início de uma nova posição na área.
Case de sucesso
Enquanto profissional especialista em contratações tech, presencio muitos cases de sucesso em minha rotina de trabalho. Certa vez, um cliente estava sentindo a necessidade de fechar uma squad para iniciar no mês seguinte. A vaga foi aberta na primeira semana desse mês e a nossa equipe enviou a shortlist de profissionais na semana seguinte ao dia de abertura da vaga, cumprindo a promessa de SLA.
A urgência do cliente era que o profissional tivesse um background técnico de programação e desenvolvimento, mas que atuasse com muito foco em gestão e liderança; basicamente, sua necessidade era que o profissional estivesse em dia com os conhecimentos específicos relacionados à lógica de programação e apresentasse forte atuação como gestor de mais de 8 anos de experiência.
Resultados
Por ser uma vaga mais comportamental do que técnica, dedicamos um tempo maior para realizar a avaliação dos profissionais e enviamos ao cliente quatro candidatos aderentes à posição. Como resultado, recebemos uma carta-proposta para ser enviada a um dos profissionais dessa shortlist, após 15 dias corridos de seu envio.
Evidenciamos como um fator de qualidade a identificação e a atração de profissionais com o perfil ideal para cada vaga, garantindo um encaixe perfeito entre o candidato e a empresa. Em relação à economia que a empresa terá com a contratação, elencamos a otimização dos recursos financeiros, pois o Hunting de TI especializado pode ser mais econômico do que o processo de recrutamento tradicional a longo prazo.
Enquanto ponto positivo, destacamos a agilidade, com redução significativa do tempo de recrutamento, o que permite às empresas preencherem suas vagas de forma rápida e eficiente.
E como fator preponderante, provamos que o foco no negócio permite que as empresas se concentrem em suas atividades principais, porque delega o processo de recrutamento aos especialistas. Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, contar com o apoio de um Hunting de TI especializado, como a consultoria Kstack, é fundamental para as empresas que buscam atrair e reter os melhores talentos a partir de um serviço personalizado e eficiente.
*Yohan Lim-Apo é Tech Recruiter na Kstack.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LÍVIA IKEDA MARTINS
livia@paralelocomunica.com