O AquaFoz, do Grupo Cataratas, e a Fundação Araucária de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, firmaram parceria para a seleção de projetos de pesquisa para a conservação de espécies do Rio Iguaçu. O valor disponibilizado para o custeio dos projetos foi de R$100mil de cada uma das instituições, totalizando R$200 mil.
Para Marcos Traad, Zootecnista e Diretor Técnico do Grupo Cataratas, ressalta que o esforço da instituição para financiar iniciativas como essa, para a conservação, tem sido muito importante para o setor de turismo sustentável. “Colaboramos com pesquisadores que, muitas vezes, dependem apenas de um apoio para a execução dos seus projetos. A Fundação Araucária, entendendo essa importância, nos dá a sua chancela para que continuemos no mesmo caminho de promover o desenvolvimento científico e tecnológico ao seu lado”.
Quatro instituições de ensino superior, tiveram projetos selecionados. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pretende promover a conservação genética do Steindachneridion melanodermatum, peixe conhecido como surubim-do-iguaçu, cuja pesca é proibida por estar em alto risco de extinção. Já a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), tem como meta promover o monitoramento da fauna, para avaliar impactos das invasões biológicas, nos rios Floriano e Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve contemplado um projeto que visa a avaliação da existência de micro plásticos nos rios em torno do Parque Nacional do Iguaçu, assunto de extrema relevância, diante do quadro de contaminação de águas e de organismos aquáticos. O projeto selecionado da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), objetiva promover o diagnóstico ambiental dos principais afluentes do Rio Iguaçu, também no Parque Nacional do Iguaçu.
De acordo com a Engenheira Ambiental Talita Uzeda, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, “o êxito do lançamento de um edital em parceria com a Fundação Araucária é um marco importante para a região de Foz do Iguaçu, que abrange bacias hidrográficas importantes para o planeta. É mais uma contribuição do Grupo Cataratas para o desenvolvimento sustentável da região”. Segundo Rafael Franco, Biólogo Marinho e Gerente Técnico do AquaFoz “o AquaFoz, mesmo antes da sua inauguração, já está articulado com diversas instituições de ensino e pesquisa na região e os projetos em andamento reforçam o nosso compromisso com a conservação da ictiofauna”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA DO CARMO SAMPAIO
juliana.sampaio@fsb.com.br