Já está no ar a segunda edição da pesquisa “Na Trilha da COP: uma visão corporativa dos desafios climáticos globais”, realizada pela Fundamento Análises, unidade da Fundamento Grupo de Comunicação especializada em Business Intelligence. Gestores das áreas de ESG, Sustentabilidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Corporativa e Institucional e Relações com Investidores, estão convidados a participar do levantamento, acessado por meio deste link. O preenchimento leva apenas 5 minutos e pode ser anônimo, mas quem optar por se identificar, receberá o relatório final em primeira mão.
Criada no passado, a pesquisa na Trilha da COP tem o objetivo de apurar como as empresas sediadas no Brasil estão se preparando para a Conferência das Partes (COP), reunião anual de países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Esse ano, a COP 29 acontece de 11 a 24 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão. Já em 2025, será no Brasil, em Belém.
Na primeira edição do levantamento, mais de 400 executivos compartilharam suas impressões. Os resultados, disponíveis neste link, ajudaram a fomentar o debate em torno dos desafios e das soluções que as empresas buscam hoje, frente ao propósito de aliar negócios sustentáveis e preservação ambiental.
“As graves consequências das mudanças climáticas são hoje um problema global, e se intensificaram muito antes do previsto por cientistas e estudiosos do clima, como vemos hoje no Brasil. Elas exigem respostas coordenadas e efetivas. Como importantes atores sociais e econômicos, as empresas possuem um papel essencial nesse debate e na busca de caminhos para reverter esse quadro”, destaca Marta Dorado, CEO da Fundamento Grupo de Comunicação.
Marta acrescenta que a primeira edição da pesquisa mostrou que o nível de engajamento nesse sentido ainda estava muito abaixo do esperado. “É uma pauta urgente e necessária. Esta semana, vimos uma mobilização do Governo Federal para tentar buscar medidas de enfrentamento aos incêndios e a todos os problemas – inclusive de saúde – gerados por essa situação. Mas é uma questão que exige planejamento de longo prazo e atuação em conjunto da sociedade. Este ano, o objetivo da pesquisa é justamente compreender como esse panorama evoluiu entre as corporações e que cenários poderemos ter até a COP 30, que sediaremos”.
A segunda edição da pesquisa Na Trilha da COP 29 conta com o apoio institucional do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SAMARA ALCANTARA SOUZA
imprensa1@fundamento.com.br