Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 86% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão, sendo a ansiedade a doença que mais afasta os colaboradores do trabalho, com percentual de 51%. Com a crescente demanda por iniciativas voltadas ao bem-estar e saúde mental no ambiente corporativo, a Agrex do Brasil – empresa subsidiária da Mitsubishi Corporation no setor de agronegócio brasileiro – está investindo em projetos voltados à saúde mental e emocional de seus colaboradores.
O Programa Conscientizar para Viver Bem lançado no mês da campanha Setembro Amarelo – que promove discussões sobre a saúde mental como um todo mundialmente – está sendo realizado nas mais de 20 filiais da empresa, distribuídas em 7 estados, incentiva a participação dos profissionais nas oito dimensões do bem-estar: físico, emocional, ocupacional, intelectual, ambiental, financeiro, social e espiritual. O projeto integra outro já em atividade desde agosto, o Viver Bem.
Segundo a coordenadora de RH, Paula Jacomini, o programa tem como objetivo apoiar a saúde integral dos colaboradores, bem como aumentar o engajamento e a satisfação das pessoas, promovendo o fortalecimento da cultura organizacional. “Queremos criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, prevenindo problemas como estresse e ansiedade e, ao mesmo tempo, aumentar o engajamento dos colaboradores”, explica Jacomini. Entre as ações propostas pelo programa estão a promoção de palestras, treinamentos, conteúdos exclusivos e ferramentas de apoio.
Jacomini também aponta diversas razões para a implementação deste trabalho, entre elas, duas em destaque: a responsabilidade social corporativa e o bem-estar emocional e psicológico dos colaboradores. “Trabalhadores que se sentem apoiados em relação à sua saúde mental tendem a ser mais produtivos e eficazes. Eles também são mais engajados, focados e motivados, o que contribui para o melhor desempenho geral da empresa. Um ambiente que valoriza a saúde mental está melhor equipado para enfrentar conflitos internos e crises, seja entre os colaboradores ou em resposta a fatores externos”, aponta.
A supervisora de comunicação do grupo, Natália Costa, destaca a importância do programa em um momento em que o mercado de trabalho tem dado maior atenção à saúde mental. “A saúde mental é um dos principais desafios atuais no país, como mostra a Pesquisa IPSOS Global Health Service Monitor 2023. Sabemos que para garantir o bem-estar de todos precisamos trabalhar todas as dimensões do nosso dia a dia. O programa Viver Bem – já implantado e com ações perenes na empresa – foi pensado para apoiar integralmente os nossos colaboradores”, comenta a supervisora.
Ela também reforça que o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre o suicídio, foi escolhido estrategicamente para o lançamento do programa. “A importância de abordar esse assunto é essencial e estratégica. Criar um ambiente seguro e saudável para nossos colaboradores é parte integrante da nossa responsabilidade como organização. Aqui, um dos nossos principais valores é “Pessoas” e cuidar de sua saúde mental é indispensável para promover bem-estar, produtividade e um ambiente de trabalho positivo. Durante o mês teremos conteúdos dedicados à conscientização e prevenção ao suicídio, além de uma palestra com uma psicóloga especialista no assunto”, acrescenta a supervisora.
Sobre a Agrex do Brasil
Com quase 30 anos de experiência no setor agrícola, a holding Agrex do Brasil – subsidiária do Grupo Mitsubishi no setor de agronegócios brasileiro – é referência em inovação, qualidade e sustentabilidade. Atua nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará, Bahia, Mato Grosso e Goiás, oferecendo produtos e serviços que atendem a toda a cadeia produtiva de grãos. Possui um portfólio completo e integrado de soluções para o produtor rural em parceria com os maiores nomes globais. Sua matriz fica em Goiânia, no estado de Goiás.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
kasane@kasane.com.br