A Grunner, indústria de Smart Machines, foi premiada na 1ª edição do Truck Innovation Award Latin America 2025. A honraria faz parte do prêmio International Truck of The Year (IToY). O destaque foi dado para a Smart Machine da Grunner que utiliza caminhões semiautônomos Mercedes-Benz na colheita da cana-de-açúcar e outras atividades no campo.
Entregue durante a Fenatran em São Paulo, a premiação reconhece as principais inovações das engenharias latino-americanas, sendo uma das mais prestigiadas do setor. Para a escolha dos veículos vencedores foram convidados jornalistas com credibilidade e experiência em cobertura da indústria de caminhões do Brasil. A Smart Machine da Grunner recebeu 11 votos de 20 possíveis.
Com a tecnologia patenteada pela Grunner, as Smart Machines oferecem diversos benefícios garantir a conservação do solo, contribuindo assim para uma agricultura mais sustentável. “Nossas Smart Machines aumentam a produtividade de tonelada por hectare, além de serem mais sustentáveis. Em cinco anos de operação, as nossas frotas possibilitaram a não emissão de 19,2 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2eq) e ainda um consumo médio de menos 50% de combustível”, explica o CEO da Grunner, Henrique Belei.
“Receber este prêmio é uma grande honraria. Estamos extremamente orgulhosos, pois o prêmio celebra nossa dedicação em liderar a transformação tecnológica no agronegócio e contribuir com o aumento da produtividade e da sustentabilidade na América Latina,” afirma Belei. “Inovar está no nosso DNA e essa conquista reflete o compromisso de toda a equipe em oferecer soluções que realmente impactem nossos clientes e o setor de forma positiva”, pontua o CEO.
Parceria de sucesso
“Já são cinco anos de parceria com a Grunner e os números de mercado comprovam que estamos no caminho certo. A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos já em operação no Brasil. São mais de 1.100 unidades em circulação das Smart Machines da Grunner na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo”, destaca o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez. “Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERONICA VARGAS MUCCINI LONGHI
veronica.fertile@gmail.com